A DISPLAX é uma empresa portuguesa de investigação e desenvolvimento focada no fornecimento de tecnologia capacitiva projectada para ecrãs de grande formato, tipicamente de 20 a 105 polegadas.
Estes ecrãs são controlados por tags que, através do eletromagnetismo, permitem a deteção do toque pelos filmes DISPLAX.DISPLAX Skin Ultra pode detetar até 6 tags em simultâneo, permitindo ao utilizador uma experiência multimédia imersiva e inovadora. Para cada tag, o conteúdo pode ser adaptado ao objeto colocado na mesa, criando assim uma fusão entre o mundo físico e o digital.
Recorrendo à impressão 3D com compósitos condutores de eletricidade, é possível imprimir objectos que substituem componentes metálicos. Neste caso, procurava-se uma alternativa às etiquetas de alumínio já utilizadas.
A necessidade inicial surgiu porque eram necessárias mais unidades num curto espaço de tempo, mas rapidamente se percebeu que as etiquetas impressas ofereciam um conjunto de vantagens superiores às previstas.
“As tags impressas têm uma performance superior, oferecendo uma capacidade de deteção melhor, a um custo de produção inferior e com fabrico mais rápido”
Miguel Fonseca – CEO da DISPLAX
Com um prazo de entrega de menos de 24 horas, foram produzidas 6 etiquetas com padrões distintos. Estes padrões variam consoante a função que devem ativar, mas serviram também para testar quais os padrões que funcionavam melhor. Com um corpo em polímero normal – não condutor – e um centro e topo em compósito condutor, obteve-se diretamente da impressora um produto integrado e pronto a usar.
Para além dos benefícios de desempenho, redução de custos e poupança de tempo de processo, consegue-se um processo de produção mais ágil, onde é possível testar e validar novas iterações, por vezes de um dia para o outro – dada a elevada capacidade de produção da XPIM – Impressão 3D. O compromisso com um design ou versão específicos também é reduzido, e já não há necessidade de criar stock; a produção é adaptada às necessidades emergentes.
Beneficia: